Nos dias 23 a 25 de Agosto do ano em curso, mais uma vez a cidade de Fall River, Estado de Massachussets, foi anfitriã das Grandes Festas do Divino do Espírito Santo na Nova Inglaterra, evento religioso, e profano também, que anualmente se realiza e que está na 27ª edição e que atrai dezenas de milhares de pessoas entre elementos da população local e doutras vilas e cidades dos Estados de Massachussetes, Rhode Island, New Hampshire, Maine, Connecticut, New Jersey, New York e de outros lugares mais distantes como da Califórnia, Bermudas e do Canadá, mais propriamente de Toronto, Mississauga, Hamilton, Oakville, Brampton, Kitchener não esquecendo, obviamente Montreal na Província de Quebeque.
|
Estas grandiosas festas em louvor à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Divino Espírito Santo, e que já por várias vezes, no passado, participámos é, sem sobra de errarmos, o expoente máximo de religiosidade e de fé ao Divino fora da região dos Açores. Desta forma e com o fim de cobrirmos esta jornada dum culto com mais de quatro séculos originário da Ilha de São Miguel, partimos integrados na caravana da Irmandade da Casa dos Açores do Ontário, no dia 22, pelas 20:00 horas da noite, junto à sede social desta casa regional, localizado na College Street em Toronto. Viajamos toda a noite chegando, ao fim de 12 horas de viagem, ao amanhecer, por volta das 9 horas da manhã, ao Kennedy Park, na cidade de Fall River. Neste lugar, alguns dos passageiros, já ali tinham familiares à espera e os outros, a maioria, seguiram numa excursão para as praias de Newport e a zona circunvizinha após que, pelas 15 horas demos entrada no hotel já reservado, o Seaport Inn/Marina, em Fairhaven, a 20 minutos de viagem, na zona de New Bedford.
|
Entretanto estas festas já tinha tido o seu começo no dia anterior, quinta-feira, dia 22 de Agosto, no espaçoso Park Kennedy defronte da Igreja de Santa Ana, onde sempre, se têm realizando anualmente estas importantes festas para a gente oriunda dos Açores, seus descendentes e não só, com a abertura das luzes e com inicio do sector de entretenimento e das barracas de comes e bebes e souvenires. Na parte de entretenimento actuaram vários artistas dos quais destacamos Helena Cabral, Joe Medeiros, Mário Rodrigues, Cátia, Daniel Guerra e o conjunto musical "Faith". Para nossa supresa, sem que tivesse sido inserido no programa, actuou um artista veterano de Toronto, o Mário Costa, que se encontrava de visita a familiares de Fall River. Desta, o Mário, foi logo contactado pela Comissão de Festas para abrilhantar o evento com algumas canções do seu vasto repertório, todas, ou aquase todas, dos anos 50 e 60, do Elvis Presley e outros famosos artistas dessa época.
|
Na sexta-feira, dia 23, pelas 18:00 horas, foi a cerimónia oficial da bênção e distribuição das Pensões (365, uma por cada dia do ano) e contou com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, do Mayor William Flanagan, do director regional das Comunidades Açorianas, Paulo Teves; Conselheiro das Comunidades, João Pacheco; do convidado de honra destas Festas, representando a Comunidade Portuguesa da Nova Inglaterra, António Ávila Teixeira, do presidente das Festas, Luís Carreiro e de sua esposa Ana Carreiro bem como de diversas entidades eclesiásticas dos quais salientamos os bispos da arquidiocese de Fall River e emérito do Funchal, D. George Coleman e D. Teodoro de Faria, respectivamente.
|
Seguiu-se seguidamente a inauguração e visita ao sector de artesanato e produtos regionais dos Açores onde, numa bancada ali montada o artesão Eduardo Gouveia, um nativo de S. Miguel e radicado na cidade de Kingston, na Província do Ontário, laborava mostrando a técnica de produção de olaria ao vivo de algumas peças de barro além do jornalista e ex-autarca da Lagoa, Roberto Medeiros, hoje um grande impulsionador da presença de artesanato da ilha de S. Miguel nestas festas no Leste dos Estados Unidos e não só. Procedeu-se simultaneamente ao concerto, num dos dois coretos montados no espaço interior duma tenda de enormes proporções, ao concerto da Banda Filarmónica de Santa Cecília além da folia da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Providence e a Dispensa dos Amigos da Vila de Rabo de Peixe. Atuaram também alguns artistas locais cujos nomes, pensamos estarem corretos, foram Rosa Maria, Nádia, Mário Duarte e o Conjunto Promix além das arrematações habituais para angariação de fundos para a Comissão das Festas.
|
No sábado, logo de manhã, iniciou-se o tão esperado desfile etnográfico (o chamado Bodo de Leite Etnográfico), pelas 10:30 horas, com partida junto da réplica das Portas da Cidade de Ponta Delgada, abrindo o cortejo os estandartes e bandeiras de Portugal, Região dos Açores, dos concelhos da Região dos Açores, Madeira, Canadá, EUA e da cidade de Fall River e do Estado de Massachussets. Nela participaram os convidados de honra que transcrevemos: Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Autónomo dos Açores; William Flanagan, Mayor de Fall River; António Ávila Teixeira, representante da Comunidade Portuguesa; o presidente das Grandes Festas, Luís Humberto Carreiro; o cônsul e vice-cônsul de Portugal em New Bedford; Paulo Teves, Director Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores; Jenny Carreiro rainha das Grandes Festas e muitos outros cujos nomes não nos é possível inserir dado ao limitado espaço para esta nossa crónica.
|
Este cortejo de Bodo de Leite e Etnográfico contou com várias grupos musicais, charambas ou charangas e de diversas Bandas cujos nomes seguem:
- Banda de Santa Cecília, Fall River
- Banda de Santo António, Fall River
- Banda do Clube Juventude Luzitania, de Cumberland, RI
- Banda do Senhor da Pedra, New bedford
- Banda Nova Aliança de Santo António, Pawtucket, RI
- Banda Internacional de David Melo
- Banda Nossa Senhora da Luz, Fall River
- Banda de Nossa Senhora dos Anjos de new bedford
- Banda de Nossa Senhora do Rosário de Providence
- Banda de Nossa Senhora da Conceição Mosteirense de Fall River
Página: 1 2
O Divino |